sexta-feira, 10 de abril de 2009

"on co tô?... on co vô?..."

Essas duas perguntinhas traduzem de uma maneira descontraída duas perguntas que, em algum momento na vida de cada um de nós, nos fazemos: onde estamos? e para onde vamos?
Estas perguntas podem ser aplicadas a diversas circusntâncias. Por exemplo, em uma viagem, na hora de planejarmos o roteiro ou mesmo quando, com ou sem roteirno, nos encontramos perdidos, sem saber onde estamos e para onde devemos ir.
O exemplo da viagem não é a toa. A cada ano que completamos nesta aventura que se chama vida, percebemos que estamos aqui de passagem. Fazemos roteiros, nos cercamos de ferramentas, suprimentos, arranjamos parceiros, preparamos o caminho para outros, aumentamos o número de passageiros, ajudamos uns a seguirem viagem, outros observamos encerrando as suas. Vamos em cada trecho deste longo percurso experimentando os resultados dos nossos erros e acertos, sucessos e fracassos, alegrias e tristezas, ganhos e perdas.
É verdade que não nos preparamos para os erros e fracassos, muito menos para as tristezas e perdas. Mas não podemos deixar de pensar e reconhecer que quando acontecem, temos a chance de nos tornarmos melhores nesta jornada. Os momentos de alegrias, acertos e ganhos são os mais agradáveis e sem dúvida os mais desejados por nós, viajantes aventureiros. Porém, são nos momentos de adversidades que verdadeiramente revisamos a rota, afiamos as ferramentas, passamos a observar valores que antes passavam despercebidos.
Estes valores nos mostram que a forma como passamos por cada trecho desta viagem é tão importante quanto chegar ao nosso destino final. Há tanto o que ser aprendido, vivido, experimentado, compartilhado e lapdado durante a jornada, que se chegarmos ao nosso destino sem observar estes valores e experiências perceberemos o quanto nos fizeram falta e não teremos tanto prazer e satisfação em termos chegado ao final de nossa aventura.
Talvez venha à sua mente: Como saber o que observar? Como reconhecer e experimentar estes valores? Como traçar o melhor roteiro? Como saber onde posso chegar e o melhor caminho a percorrer?
Gostaria de lhe apresentar um guia que apresenta todas estas respostas. Um guia que nos leva a liberdade. Que nos ensina a traçar o melhor roteiro. Um guia que nos mostra como viver intensamente todos os trechos desta grande jornada.
Este guia nos ajuda a alcançarmos o sucesso, a ganharmos e acertarmos nesta jornada. E, principalmente nos ajuda a lidarmos com as perdas, com os erros que cometemos e que ainda cometeremos. Nos ajuda a transformar o fracasso em uma grande alavanca para a renovação. Abre os nossos olhos para os verdadeiros valores desta jornada e nos ajuda a sermos um ponto de apoio para outros viajantes, que como nós, têm falhas e defeitos, limitações e fraquezas, mas dentro de sí mesmo uma grande vontade de viver esta aventura, livre e feliz.
Apresento a você o guia "A Bíblia"!!!
Gostaria de fazer um convite para que me acompanhe nestas reflexões e busque conhecer um pouco mais este guia antes de concluir que ele não serve para você.
Antes de tudo, vale a pena lembrar que o autor deste guia conhece a todos nós. Conhece o que sentimos, a forma como pensamos, o que sonhamos e o que precisamos. E ele sabe, assim como nós mesmos sabemos que uma coisa que precisamos é de direção. Precisamos de referências que nos ajudem a entendermos onde podemos chegar e que caminho devemos seguir.
Veja o texto:
"A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho."
(livro de Salmos, capítulo 119, verso 105)
Este guia, chamado de A Palavra de Deus, nos mostra o caminho e nos ajuda a traçar a rota da nossa jornada. Também nos ajuda nas decisões e nos passos que precisamos dar, que em muitas vezes são difíceis e que exigem tanto de nós. Este guia nos ajuda a dar estes passos de maneira segura, mesmo nos momentos de dificuldades. Nos ajuda a caminhar mesmo quando nos sentimos cansados e desanimados.
E, ao contrário do que muitos pensam, este guia não é para pessoas puras, que são quase anjos ou seres celestiais... mas para pessoas como eu e você, de carne e osso, com desejos, anseios, sonhos, defeitos, pensamentos secretos, que querem fazer da vida uma jornada feliz.
Gostou do aperitivo? Quer mais? Então não deixe de conferir a próxima postagem!!!
Abraços,
Ruy

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu garoto "dotivo",
como é gratificante vê-lo crescer tão rápido e com raízes tão firmes!
Tenho o santo orgulho,como tio e como professor,de,indiretamente,participar desse processo.
O texto está ótimo.
Quando postar outros,D~e um toque via email.
Beijo enorme pra você. tidilon

Anônimo disse...

Fiquei maravilhada com seu texto! Disse td aquilo que sinto de uma forma tão clara que nem eu a diria! rs